Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social

التفاصيل البيبلوغرافية
المؤلفون الرئيسيون: Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo, João Evangelista Batista Fróes Costa
التنسيق: Online
منشور في: 2022
الموضوعات:
الوصول للمادة أونلاين:https://canalciencia.ibict.br/ciencia-em-sintese/artigo?item_id=26162
id 26162
omeka_modified 2023-09-22T18:34:23Z
record_format oai
collection [CeS] Textos de divulgação
collection_id 1
topic Resíduos
Logística reversa
Descarte
Pneus
spellingShingle Resíduos
Logística reversa
Descarte
Pneus
Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo
João Evangelista Batista Fróes Costa
Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
topic_facet Resíduos
Logística reversa
Descarte
Pneus
format Online
author Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo
João Evangelista Batista Fróes Costa
author_facet Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo
João Evangelista Batista Fróes Costa
author_sort Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo
title Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
title_short Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
title_full Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
title_fullStr Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
title_full_unstemmed Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
title_sort gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social
abstract A pesquisa analisou a gestão dos pneus da frota (própria ou terceirizada) da ECT/DR/BA, enfatizando as responsabilidades socioambientais assumidas no Relatório 2014/2015.
coverage Foi discutida a gestão de pneumáticos pós-consumo na ECT/DR/BA, considerando as informações secundárias referentes à infraestrutura e logística; a análise das informações obtidas mediante a aplicação de entrevistas aos gestores, além da percepção de processos nas unidades (próprias e terceirizadas), este fato possibilitou observar que apenas 25% dos gestores entrevistados comentaram a respeito do controle dos pneus pós-consumo, sendo assim, indicando-se a demanda de programas de capacitação continuada aos motoristas em direção defensiva (50%) e em condução econômica (12,5%). Observou-se também que não foi encontrado contrato para coleta e destinação dos pneus pós-consumo, sendo requisitos as cláusulas de destinação adequada e registros da destinação final pelas empresas terceirizadas. A pesquisa constatou a recepção e armazenamento inadequados (local aberto; acúmulo de água) (Renovadora Nova Bonfim) pós-consumo dos pneumáticos (Figura 1), e também detectou um hiato marcante entre as diretrizes institucionais e o planejamento estratégico da empresa em relação ao operacional, incluindo-se nesse rol, as terceirizadas (associadas à marca ECT). Sugere-se a adoção de processo de prevenção (Logística Reversa), priorizando-se a capacitação continuada (endógena/exógena), em decorrência da imprescindibilidade do transporte no negócio da ECT/DR/BA, por isso, recomenda-se ação imediata à coleta e destinação dos pneumáticos pós-consumo (PNRS, Lei 12.305 de 06/ago/2010). Torna-se imprescindível estabelecer uma política de gestão, que englobe desde vontade política, incentivo às parcerias intersetoriais, processos de capacitação e sensibilização continuadas, bem como a integração ECT/terceirizados com empresas/cooperativas de recicladores, potencializando benefícios econômicos, ambientais e sociais, a fim de tornar-se eficiente não só para a cadeia de pneumáticos, como também que seja extensiva aos demais resíduos gerados pela ECT. Veículos operacionais (em uso) com pneus com desconformidades (COSTA, 2015).
ab77260555449cf31de8f122a01a73713857a98a.png
O estudo ocorreu na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Diretoria Regional – Bahia (ECT/DR/BA), a partir da adesão ao Pacto Global das Nações Unidas; dos relatórios de Comunicação de Progresso Correios (COP) e do Plano Estratégico “Correios 2020”, foi definida a visão estratégica em “Ser uma Empresa de Classe Mundial”, a qual elegeu a Sustentabilidade como um dos seus valores estratégicos. Considerando que a infraestrutura logística dos Correios atende 5.561 municípios brasileiros, utilizando 100% das cargas de cartas e encomendas, o transporte rodoviário se insere no negócio de forma marcante, por conseguinte, consome grande quantidade de pneus, demandando um processo eficiente, inclusive na destinação final desse resíduo. Lembrando que a Lei nº 12.305/10 (PNRS) estabelece a responsabilidade e obrigação das empresas, importadores, consumidores e órgãos públicos com a destinação correta de resíduos gerados por elas. Assim, o pesquisador João Evangelista Batista Fróes Costa, na sua dissertação no Mestrado em Energia, da Universidade Salvador (UNIFACS), analisou a gestão dos pneus da frota (própria ou terceirizada) da ECT/DR/BA, enfatizando as responsabilidades socioambientais assumidas no Relatório 2014/2015 “Comunicação de Progresso Correios” e do Plano Estratégico “Correios 2020”.
A pesquisa foi desenvolvida com base na estratégia de relato de caso (benchmarking), isto é, quando o controle sobre os eventos é reduzido, quando o foco temporal é contemporâneo e no contexto da realidade. A criação do survey (questionário) com 16 questões sobre o processo de gestão (logística) de pneumático da ECT/DR/BA permitiu a realização do levantamento, obtenção, sistematização e análise dos dados e informações. Pesquisou-se o acervo documental público disponível e processos no âmbito da ECT/DR/BA, sumarizados da seguinte forma: i) caracterização da estrutura/processos/organograma da logística de pneumáticos; ii) Descrição de empresas prestadoras de serviços de transporte na área de abrangência operacional; iii) realização das entrevistas semiestruturadas com os gerentes de quatro empresas terceirizadas de transporte de cargas por meio do e-mail, em Salvador – BA; iv) survey foi aplicado a 16 gestores de unidades operacionais, com foco em conhecimento sobre compromissos assumidos, como: Sistema de Gestão Ambiental Correios (SGAC); Plano de Ações Ambientais Correios (PAAC); Relatório Compromisso Correios (COP); 10 princípios apresentados pela ECT ao Pacto Global das Nações Unidas; v) foram realizadas visitas in loco para observações e coleta de informações sobre o processo de gestão de pneumáticos pós-consumo.
53226419a737b8bccd79b79db612b509e55aa2ba.png
f52b85aa3bfc9bcf986be346a9563e566b67f574.png
institution Correios
publishDate 2022
publishDateFull 2022-01-11
url https://canalciencia.ibict.br/ciencia-em-sintese/artigo?item_id=26162
identifier https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/26162
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/423fbe53d0d47461f8753c1178760fbf32948dbc.jpg
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/6ccad2c0800bb909ecb1cf61f98a7d975b268712.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/0727a5ad6ee1b6e28dc6984c9d23acfe746fbaa4.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/e88554e133b12c140026747b80eb6f0bb2c7f0f1.png
thumbnail https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/423fbe53d0d47461f8753c1178760fbf32948dbc.jpg
area Ciências Sociais Aplicadas
work_keys_str_mv AT paulosergiorodriguesdearaujo gestaodepneumaticospotencialeconomicoambientalesocial
AT joaoevangelistabatistafroescosta gestaodepneumaticospotencialeconomicoambientalesocial
first_indexed 2023-09-19T12:18:18Z
last_indexed 2023-09-22T20:01:10Z
_version_ 1800214778074890240
spelling 261622023-09-22T18:34:23Z1[CeS] Textos de divulgação Gestão de pneumáticos: potencial econômico, ambiental e social Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo João Evangelista Batista Fróes Costa Resíduos Logística reversa Descarte Pneus Correios 2022-01-11 Imagem vignette : https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/423fbe53d0d47461f8753c1178760fbf32948dbc.jpg Foi discutida a gestão de pneumáticos pós-consumo na ECT/DR/BA, considerando as informações secundárias referentes à infraestrutura e logística; a análise das informações obtidas mediante a aplicação de entrevistas aos gestores, além da percepção de processos nas unidades (próprias e terceirizadas), este fato possibilitou observar que apenas 25% dos gestores entrevistados comentaram a respeito do controle dos pneus pós-consumo, sendo assim, indicando-se a demanda de programas de capacitação continuada aos motoristas em direção defensiva (50%) e em condução econômica (12,5%). Observou-se também que não foi encontrado contrato para coleta e destinação dos pneus pós-consumo, sendo requisitos as cláusulas de destinação adequada e registros da destinação final pelas empresas terceirizadas. A pesquisa constatou a recepção e armazenamento inadequados (local aberto; acúmulo de água) (Renovadora Nova Bonfim) pós-consumo dos pneumáticos (Figura 1), e também detectou um hiato marcante entre as diretrizes institucionais e o planejamento estratégico da empresa em relação ao operacional, incluindo-se nesse rol, as terceirizadas (associadas à marca ECT). Sugere-se a adoção de processo de prevenção (Logística Reversa), priorizando-se a capacitação continuada (endógena/exógena), em decorrência da imprescindibilidade do transporte no negócio da ECT/DR/BA, por isso, recomenda-se ação imediata à coleta e destinação dos pneumáticos pós-consumo (PNRS, Lei 12.305 de 06/ago/2010). Torna-se imprescindível estabelecer uma política de gestão, que englobe desde vontade política, incentivo às parcerias intersetoriais, processos de capacitação e sensibilização continuadas, bem como a integração ECT/terceirizados com empresas/cooperativas de recicladores, potencializando benefícios econômicos, ambientais e sociais, a fim de tornar-se eficiente não só para a cadeia de pneumáticos, como também que seja extensiva aos demais resíduos gerados pela ECT. Veículos operacionais (em uso) com pneus com desconformidades (COSTA, 2015). ab77260555449cf31de8f122a01a73713857a98a.png O estudo ocorreu na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Diretoria Regional – Bahia (ECT/DR/BA), a partir da adesão ao Pacto Global das Nações Unidas; dos relatórios de Comunicação de Progresso Correios (COP) e do Plano Estratégico “Correios 2020”, foi definida a visão estratégica em “Ser uma Empresa de Classe Mundial”, a qual elegeu a Sustentabilidade como um dos seus valores estratégicos. Considerando que a infraestrutura logística dos Correios atende 5.561 municípios brasileiros, utilizando 100% das cargas de cartas e encomendas, o transporte rodoviário se insere no negócio de forma marcante, por conseguinte, consome grande quantidade de pneus, demandando um processo eficiente, inclusive na destinação final desse resíduo. Lembrando que a Lei nº 12.305/10 (PNRS) estabelece a responsabilidade e obrigação das empresas, importadores, consumidores e órgãos públicos com a destinação correta de resíduos gerados por elas. Assim, o pesquisador João Evangelista Batista Fróes Costa, na sua dissertação no Mestrado em Energia, da Universidade Salvador (UNIFACS), analisou a gestão dos pneus da frota (própria ou terceirizada) da ECT/DR/BA, enfatizando as responsabilidades socioambientais assumidas no Relatório 2014/2015 “Comunicação de Progresso Correios” e do Plano Estratégico “Correios 2020”. A pesquisa foi desenvolvida com base na estratégia de relato de caso (benchmarking), isto é, quando o controle sobre os eventos é reduzido, quando o foco temporal é contemporâneo e no contexto da realidade. A criação do survey (questionário) com 16 questões sobre o processo de gestão (logística) de pneumático da ECT/DR/BA permitiu a realização do levantamento, obtenção, sistematização e análise dos dados e informações. Pesquisou-se o acervo documental público disponível e processos no âmbito da ECT/DR/BA, sumarizados da seguinte forma: i) caracterização da estrutura/processos/organograma da logística de pneumáticos; ii) Descrição de empresas prestadoras de serviços de transporte na área de abrangência operacional; iii) realização das entrevistas semiestruturadas com os gerentes de quatro empresas terceirizadas de transporte de cargas por meio do e-mail, em Salvador – BA; iv) survey foi aplicado a 16 gestores de unidades operacionais, com foco em conhecimento sobre compromissos assumidos, como: Sistema de Gestão Ambiental Correios (SGAC); Plano de Ações Ambientais Correios (PAAC); Relatório Compromisso Correios (COP); 10 princípios apresentados pela ECT ao Pacto Global das Nações Unidas; v) foram realizadas visitas in loco para observações e coleta de informações sobre o processo de gestão de pneumáticos pós-consumo. 53226419a737b8bccd79b79db612b509e55aa2ba.png f52b85aa3bfc9bcf986be346a9563e566b67f574.png Logística reversa de pneus na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Diretoria Regional da Bahia A pesquisa analisou a gestão dos pneus da frota (própria ou terceirizada) da ECT/DR/BA, enfatizando as responsabilidades socioambientais assumidas no Relatório 2014/2015. 2022-01-11 Ciências Sociais Aplicadas A pesquisa foi desenvolvida com base na estratégia de relato de caso (benchmarking), isto é, quando o controle sobre os eventos é reduzido, quando o foco temporal é contemporâneo e no contexto da realidade. A criação do survey (questionário) com 16 questões sobre o processo de gestão (logística) de pneumático da ECT/DR/BA permitiu a realização do levantamento, obtenção, sistematização e análise dos dados e informações. Pesquisou-se o acervo documental público disponível e processos no âmbito da ECT/DR/BA, sumarizados da seguinte forma: i) caracterização da estrutura/processos/organograma da logística de pneumáticos; ii) Descrição de empresas prestadoras de serviços de transporte na área de abrangência operacional; iii) realização das entrevistas semiestruturadas com os gerentes de quatro empresas terceirizadas de transporte de cargas por meio do e-mail, em Salvador – BA; iv) survey foi aplicado a 16 gestores de unidades operacionais, com foco em conhecimento sobre compromissos assumidos, como: Sistema de Gestão Ambiental Correios (SGAC); Plano de Ações Ambientais Correios (PAAC); Relatório Compromisso Correios (COP); 10 princípios apresentados pela ECT ao Pacto Global das Nações Unidas; v) foram realizadas visitas in loco para observações e coleta de informações sobre o processo de gestão de pneumáticos pós-consumo. 53226419a737b8bccd79b79db612b509e55aa2ba.png f52b85aa3bfc9bcf986be346a9563e566b67f574.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/26162 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/423fbe53d0d47461f8753c1178760fbf32948dbc.jpg https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/6ccad2c0800bb909ecb1cf61f98a7d975b268712.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/0727a5ad6ee1b6e28dc6984c9d23acfe746fbaa4.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/e88554e133b12c140026747b80eb6f0bb2c7f0f1.png