Museus e centros interativos de ciência, físicos ou virtuais, espaços democráticos que divulgam e popularizam coleções, acervos e exposições diversificadas em tema de ciência e tecnologia, bem como suas experiências educativas não formais.
A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal da Cultura do Governo do Estado, é um espaço destinado à sociedade com atividades lúdicas e educativas. O site apresenta as atrações das unidades Gávea e Santa Cruz, que disponibilizam informações sobre eventos, cursos, colônia de férias e experimentos interativos. Destaque para a seção Astronomia.
O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, é um centro educativo destinado à arte contemporânea e ao jardim botânico em Brumadinho (MG). O site apresenta informações sobre exposições, acervo botânico, projetos ambientais e paisagismo. Destaque para Viveiro Educador & Núcleo de Pesquisa: Trilha dos Guigós e Jardim dos Sentidos.
O Museu Aeroespacial (Musal), no Rio de Janeiro, faz parte do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer), do Ministério da Defesa. Aberto à sociedade, o Musal desenvolve atividades de pesquisa, divulgação e preservação da memória e cultura da aeronáutica brasileira. O site apresenta informações sobre acervo, atividades educativas e exposição das coleções históricas.
O Museu Antártico faz parte do Complexo de Museus e Centros Associados, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O site apresenta informações sobre o acervo constituído de objetos utilizados pelos brasileiros na Estação Antártica Comandante Ferraz e objetos das áreas de biologia e geologia.
O Museu Antropológico, da Universidade Federal de Goiás (UFG), é um espaço de desenvolvimento de pesquisa antropológica e divulgação do conhecimento científico. O site traz informações de projetos educativos e culturais, bem como de atividades interativas realizadas com escolas e sociedade em geral. Destaque para a biblioteca e o acervo de antropologia, arqueologia e etnologia indígena.