Gestão da informação em ciência e tecnologia

  • 348.jpg
Título Original da Pesquisa
A organização do conhecimento e a representação da informação como suporte para a sistematização de dados em Ciência e Tecnologia para fins de gestão e avaliação.
Data de publicação
O que é a pesquisa?

A gestão da informação é uma atividade de fundamental importância para a tomada de decisão. O Brasil, sobretudo, necessita de estruturas de classificação que atendam, de maneira satisfatória, à necessidade de sistematizar a informação em Ciência e Tecnologia (C&T), para fins de gestão e avaliação.

São poucos os instrumentos criados e desenvolvidos com esta finalidade. O mais conhecido é a Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq (TAC) que, no entanto, se encontra defasada em relação ao atual desenvolvimento de C&T do país.

Com o objetivo de sistematizar dados de C&T, que têm como usuários segmentos do governo, a comunidade científica e até a sociedade em geral, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) formulam atualmente uma nova perspectiva da área de Organização do Conhecimento avaliando também a viabilidade de reutilizar estruturas de classificação já existentes.

Como é feita a pesquisa?

São necessárias diferentes formas de sistematização de dados para satisfazer as necessidades dos diferentes grupos de usuários da informação de Ciência e Tecnologia.

Por isso, a realização desta pesquisa exige a coleta e análise do material especializado na área de organização do conhecimento.

Visa-se compor uma coleção de esquemas e tabelas de classificação em C&T e analisar as estruturas de classificação para identificar alterações ao longo do tempo e as melhores opções de classificação.

As ilustrações representam dados da estrutura de classificação das seções de comunicações apresentadas às reuniões anuais da SBPC, de 1963 a 2001.

Qual a importância da pesquisa?

A sistematização de dados em Ciência e Tecnologia tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Os países mais avançados em C&T investem nesta área.

A razão é que pesquisas como estas podem identificar diferentes contextos de produção de informação em C&T e selecionar as fontes para identificar estruturas de classificação.

Do ponto de vista prático, a maior contribuição do projeto é viabilizar a re-utilização de estruturas de classificação já existentes para construir formas de organização do conhecimento e de representação da informação capazes de melhor atender às demandas dos usuários do sistema de C&T.

Texto de divulgação científica publicado em 11 de dezembro de 2002.

Pesquisador(es) Responsável(eis)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte(s) Financiadora(s)

CNPq